segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Vinho brasileiro é aprovado por chefs franceses


Um dos três chefs de cuisine mais famosos do mundo, o francês Philippe Gobet provou e aprovou os vinhos tintos brasileiros durante almoço no Espaco Gourmet, da Apex-Brasil, na Sial 2008. Gobet fez questão de experimentar os vinhos produzidos no RS e expostos na feira em Paris. "Inspiradores", elogiou Gobet assim que degustou os vinhos brasileiros apresentados pela gerente de exportaçao do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), Andreia Gentilini Milan. Ao saber que o chef conhece todas as principais capitais brasileiras, exceto Porto Alegre, Andreia imediatamente convidou Gobet para visitar a capital gaucha, o Vale dos Vinhedos e as demais regiões produtoras de vinho no Estado. O chef francês se dispôs a participar de um evento integrando comida e vinhos no Brasil. Na terca, o também francês Alain Ducasse, dono de três restaurantes classificados com três estrelas pelo guia Michelin, teceu enormes elogios a um vinho do Vale dos Vinhedos . "Gostei. E um vinho do sol", comentou, logo apos o primeiro gole. "O vinho brasileiro tem um grande potencial", completou.

SIAL
A maior atracao brasileira no Salão Internacional da Alimentação (Sial 2008), que aconteceu desde domingo (19) até quinta-feira (23), em Paris, na Franca, é o Espaço Gourmet, que reuniu a comida e os vinhos brasileiros. A cada dia foram servidos pratos preparados com exclusividade pelo Chef de Cuisine Laurent Suaudeau, um francês radicado no Brasil desde 1979, com o respectivo vinho adequado ao sabor da comida.
Nas receitas foram usados ingredientes brasileiros expostos por mais de 100 empresas brasileiras na feira. Suaudeau é conhecido por preparar pratos que misturam a clássica cozinha francesa com ingredientes típicos brasileiros, produzindo inusitadas combinações. "Nada melhor para acompanhar um bom prato de comida do que um vinho brasileiro", garante ele.
No almoço de abertura da feira, por exemplo, o cardápio continha frango com molho tucupi e arroz negro, regados aos vinhos brasileiros. O sorvete de bacuri, servido na sobremesa fez grande sucesso entre os convidados estrangeiros.
O Sial é uma das feiras mundiais mais importantes para o segmento de alimentos e bebidas. Reúne, a cada dois anos, mais de 5 mil expositores de todos os continentes e recebe cerca de 140 mil visitantes. O Brasil ocupa um espaço recorde de 1.840 m², com vários ambientes – o maior deles é o pavilhão nacional, com 710 m². Os vinhos brasileiros estao expostos em quase 70 metros quadrados de area no estande B17, no pavilhao 7, logo na entrada do Parque de Exposicoes de Paris. Esta é a quinta participação brasileira, que apresenta uma diversidade de produtos como carnes, lácteos, vinhos, cachacas, chocolates, alimentos orgânicos e exóticos como a castanha-do-pará, o camu-camu e o açaí.

2 comentários:

Personal Sommelière disse...

legal, os vinho nacionais etão endo conhecidos no mundo.

abraços
www.vinhosweb.com.br

Anônimo disse...

Pessoal!
Vinho deve ser tratado com leveza, humor e alegria, e principalmente com liberdade e pontos de vista variados.
Partindo destes princípio achei e aprovei um site de Vinhos e gostaria de deixar a dica para vcs!

www.vinhosdesaoroque.com.br