domingo, 3 de junho de 2007

Temperatura do Vinho


E agora ? como saber qual a temperatura certa para beber meu vinho tinto, bordo, branco ou espumante.

- Esta semana, minha esposa estava assistindo novela, e ao "passar os meus olhos", assisti uma cena grotesca. Um chato levou um termometro ao restaurante e rejeitou o vinho por estar 2 graus acima do que ele julgava ser o adequado. Acho que não existe tal preciosismo.

Pensemos em Cerveja, os "apreciadores" de cerveja, ao tocar na garrafa, sabem se ela está no ponto ideal !! O mesmo acontece com os apreciadores de vinho, com o tempo, não precisam de um termometro para saber se o vinho está na temperatura ideal.


É importante que nenhum tipo de vinho deve ser servido muito gelado, abaixo de 5 graus, se não nossas papilas gustativas perderam sua função.

E nunca acima de 20 graus, pois ai, só se estiver tomando quentão.


Abaixo uma tabela simples (mas existem muitas variações, é apenas uma dica)


  • Vinhos tintos encorporados: 15º C a 20º C

  • Vinhos tintos ligeiros: 12º C a 15º C

  • Vinhos rosê, vinhos brancos secos: 10º C a 12º C

  • Vinhos brancos doces, vinhos doces naturais, champanhe, vinhos espumantes: 5º C a 10º C.

Como vê, dependendo da característica do vinho, há uma temperatura, isso acontece porque a temperatura modifica muito o gosto do vinho, por exemplo, o doce é acentuada pelo calor e amenizada com o frio.


Mas tenho uma bela dia para quem não sabe a temperatura ideal de cada vinho e muito menos sabe, ao tocar na garrafa, se está na temperatura ideal.

Existe este termometro que é colocado do na garrafa e já possui a marcação ideal para cada tipo de vinho, não tão preciso quanto o convencional, mas faz muito bem seu serviço. Se alguem quiser, eu indico onde pode encontrar, mas para quem é de porto alegre, existe no Mercado Publico há R$ 26,00.




2 comentários:

Administrador disse...

Marcelo, também vi esta cena do "adorável" Paulo Vilhena. Sinceramente, acredito que existam pessoas assim, especialmente as que se julgam entendidas no assunto. Quem o é, como você disse, não precisa do termômetro!
Tenho em casa um desses termômetros externos, mas acho que joguei dinheiro fora. Um dia, pra ser mais preciso nos comentários do blog, pretendo comprar um de mercúrio. Mas fique tranquilo, não vou rejeitar nenhum vinho em restaurante ou qualquer outro lugar por estar 2 graus acima ou abaixo da temperatura. É pra uso doméstico e sigiloso.
Abraço.

Jorge Ramiro disse...

De menino a bebo vinho. Meu pai dajaba tentar um pouco de vinho, sempre em alguns restaurantes em perdizes. Em minha família, vinho é uma tradição. Na minha família o vinho é tomado na dose certa. Eu acho que é a maneira para apreciar o vinho tinto. Depois que a pessoa fica bêbada não aprecia o sabor verdadeiro.